Notícias

Comissão elege os 10 agraciados com o Prêmio Brasil Mais Inclusão 2018

A segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Mariana Carvalho (RO), destacou a importância do Prêmio Brasil Mais Inclusão como um motivador para que mais empresas e pessoas trabalhem em prol da inclusão. “Que mais empresas possam ser estimuladas a transformar a inclusão em algo do nosso dia a dia, e que o Brasil seja um país inclusivo”, disse ela durante a eleição dos agraciados de 2018.

A eleição foi feita na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, presidida pela deputada Mara Gabrilli (SP), entre os 70 inscritos nas categorias João Ribas e Darci Barbosa. Os concorrentes foram indicados por parlamentares e também com a participação direta da sociedade civil.

O prêmio é uma homenagem a empresas, entes federados (União, Estados e Municípios), entidades (ONGs e OSCIPs) ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência, ou sejam, elas próprias, exemplos de vida e superação.

Na categoria Mérito João Ribas, a premiação é dedicada a empresas, organizações não governamentais e entidades sem fins lucrativos. Para este ano estão eleitos: Associação Casa Família Roseta, de Porto Velho (RO), Associação de Pais e Amigos de Pará de Minas (MG), Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AP), Federação Estadual das Apaes de Tocantins (TO) e Sociedade dos Amigos dos Deficientes do Rio Grande do Norte (RN).

Desde 2017, a categoria que inclui Personalidades e Entes Federados passou a ser chamada de categoria “Mérito Darci Barbosa”, em homenagem a Darci Fioravante Barros Barbosa, atuante defensora dos direitos das pessoas com deficiência, que morreu em um acidente de carro. Ela era esposa do deputado Eduardo Barbosa (MG).

Para a categoria Mérito Darci Barbosa foram eleitos: Ana Lúcia de Oliveira, Célia Leão, Débora Araújo Seabra de Moura, Joel Lídio Faustino e Maria Helena de Oliveira Lima, pessoas que reúnem histórias de luta e superação.

A premiação será no dia 5 de dezembro no Plenário Ulysses Guimarães, às 10h30. Os dez vencedores do “Prêmio Brasil Mais Inclusão” são contemplados com diplomas de menção honrosa.

*PSDB na Câmara