Reinaldo Azambuja, do PSDB, foi reeleito neste domingo (28), em segundo turno, governador de Mato Grosso do Sul para os próximos quatro anos. Com 99,88% das urnas apuradas, Azambuja recebeu 677.310 votos, o que corresponde a 52,35% dos votos válidos, contra 47,65% do seu adversário, Juiz Odilon (PDT).
Entre as principais propostas estão ampliar ações na área da saúde, como a Caravana da Saúde, a abertura de 947 leitos hospitalares e a regionalização do atendimento no interior. O tucano pretende investir em mais infraestrutura e em ações para o desenvolvimento econômico da região.
No setor da segurança pública, Reinaldo Azambuja prometeu aumentar a segurança nas fronteiras, reforçando o efetivo policial e cobrando uma ação mais efetiva da União, responsável por guardar as fronteiras do estado. Ele pretende também ampliar o ensino em tempo integral.
Nascido em Campo Grande (MS), o governador reeleito foi prefeito de Maracaju (MS) em 1996 e reelegeu-se em 2000, e neste período atuou como presidente da Associação dos municípios do estado (Assomasul). Em 2006 elegeu-se deputado estadual e em 2010, deputado federal. Em 2014, foi eleito governador de Mato Grosso do Sul.
Reportagem Shirley Loiola