Notícias

Eduardo Leite é eleito governador do Rio Grande do Sul

O tucano Eduardo Leite é o novo governador do Rio Grande do Sul. Eleito neste domingo (28) com mais de 3 milhões de votos (53,5%), o ex-prefeito de Pelotas derrotou seu adversário José Ivo Sartori (MDB), que ficou com 46% do eleitorado.

Com uma longa trajetória na vida política apesar de ter apenas 33 anos, Leite acumula em sua bagagem os cargos de vereador, presidente da Câmara Municipal de Pelotas, secretário municipal e prefeito do município de Pelotas (RS), de 2013 a 2017. Em novembro do ano passado, assumiu a Presidência estadual do PSDB gaúcho.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, o tucano estudou Gestão Pública na Universidade de Columbia, nos EUA, e fez mestrado em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

O governador eleito iniciou sua carreira política no movimento estudantil secundarista, sendo presidente do grêmio estudantil de seu colégio. Aos 23 anos, nas eleições municipais de 2008, foi eleito vereador com 4.095 votos.

No Legislativo, apresentou projetos de lei sobre transparência nos gastos públicos, o Código de Ética da Câmara e o da publicação e redução das diárias do legislativo municipal. Além disso, foi o Líder da bancada do partido e presidente da Câmara Municipal em 2011.

Em 2012, Leite se candidatou ao cargo de prefeito de Pelotas pela coligação Pelotas de Cara Nova. Tendo como prioridades saúde e educação, o tucano foi eleito com 110.823 votos (57,15%), a maior votação da história da cidade. Quando assumiu a prefeitura, em 2013, tornou-se o prefeito mais jovem da história de Pelotas.

No início de 2016, com uma aprovação de 60% de seu governo e apontado como o principal nome para o pleito, Leite anunciou que não concorreria à reeleição, dando lugar à sua vice, Paula Mascarenhas (PSDB), que foi eleita no primeiro turno com 59,86% dos votos.

No ano passado, o candidato foi eleito presidente do PSDB do Rio Grande do Sul em convenção realizada pelo partido. Neste mesmo evento, foi escolhido como o pré-candidato do PSDB ao governo do estado para a eleição de 2018.

Reportagem Clarissa Lemgruber