“Uma Paraíba maior com a participação das mulheres no senado, câmara e assembléia legislativa”, por Iraê Lucena

Na Paraíba as mulheres foram a grande novidade dessas eleições. Apesar de o percentual de candidaturas do sexo feminino registradas pelos partidos no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB) este ano ter sofrido redução em relação às eleições de 2014, as mulheres, mesmo assim, saíram vitoriosas das urnas.

Na coligação PSDB/PP elegemos a primeira senadora da história da Paraíba, a atual deputada estadual Daniela Ribeiro que obteve 831.701 votos. Pedagoga, Daniela foi vereadora de Campina Grande e subsecretária de Cultura do Estado da Paraíba.  Em 2010 foi eleita deputada estadual, sendo reeleita nas eleições de 2014.

No Senado Federal, temos a certeza que Daniela irá bem representar o estado da Paraíba com toda a sua bagagem e experiência política que leva para o Congresso.

Na Câmara dos Deputados depois de um longo período sem representatividade feminina, o PSDB elegeu com muito orgulho a ex-prefeita da cidade de Monteiro Edna Henrique. Em sua primeira disputa ao cargo, foi eleita com 69.935 mil votos.

Edna foi delegada da Polícia Civil por mais de 30 anos e prefeita de Monteiro por dois mandatos.  Em Brasília, na Câmara dos Deputados, temos a certeza que levará toda a sua experiência como prefeita para ajudar os municípios paraibanos com atenção e respeito.  Sua experiência como gestora será usada em Brasília para trazer recursos federais e ajudar os municípios da Paraíba.

Na Assembleia Legislativa, outra grande vitória foi a reeleição para o seu segundo mandato da nossa deputada pelo PSDB e Vice-Presidente do PSDB-Mulher, Camila Toscano que obteve 30.711 votos.

Camila Toscano sempre foi uma voz vibrante em prol das mulheres e dos municípios paraibanos que tão bem representa na Assembleia Legislativa e assim continuará trabalhando naquela Casa Legislativa por mais igualdade e oportunidades, fiscalizando e cobrando melhorias para o povo paraibano.

Temos hoje, portanto, uma Paraíba maior com a presença e voz de Daniela Ribeiro no Senado Federal, Edna Henrique na Câmara dos Deputados e Camila Toscano na Assembleia Legislativa, que irão provar que as mulheres podem sim fazer a diferença nos Parlamentos Brasileiros.   Avante Mulheres!

*Iraê Lucena é presidente do PSDB-Mulher da Paraíba, Membro da Executiva Nacional do PSDB-Mulher, Conselheira do Instituto Teotônio Vilela e ex-deputada Estadual.