Notícias

Outubro Rosa: campanha de prevenção ao câncer de mama gera várias ações pelo país

O décimo mês do ano é marcado por várias ações de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, o tipo mais comum entre as brasileiras e também o que mais mata mulheres no mundo. A campanha Outubro Rosa, que teve início em 1990 nos Estados Unidos, ganhou força no Brasil a partir de 2008, quando várias cidades começaram a realizar ações, promover corridas e até iluminar monumentos com a cor rosa.

Palestras, rodas de conversa, ações de prevenção e eventos de conscientização estão sendo realizados em todo país desde o primeiro dia desse mês.

Em Maceió, a prevenção e o diagnóstico precoce são as metas principais da quarta edição da campanha Maceió Rosa. Tereza Nelma, deputada federal eleita por Alagoas, prestigiou as ações que aconteceram nesta semana. “Fiquei muito feliz em ver a adesão de tantas pessoas e muitas mulheres buscando informações e cuidados,” publicou a parlamentar recém eleita em suas redes sociais, que já travou sua luta pessoal contra o câncer.

Em Caruaru (PE), município comandado pela prefeita Raquel Lyra, diversas iniciativas estão sendo conduzidas desde o início do mês por 73 equipes de Saúde da Família. No próximo domingo (21), estão previstas aulas de ginástica, pilates, dança, maquiagem e auriculoterapia, além de orientações nutricionais e sobre o autoexame de mama serão oferecidas na Avenida Agamenon Magalhães, a partir das 7h.

Na capital gaúcha, Porto Alegre, administrada pelo prefeito Nelson Marchezan, 13 mulheres em tratamento contra o câncer de mama estão posando para um calendário, inspiradas por estrelas do cinema. A ideia é que elas incorporem personagens símbolos da sobrevivência e força, enaltecendo a guerreira que existe dentro de cada uma. A ação visa angariar recursos para uma ONG que apoia mulheres que estão enfrentando a doença, além de ajudar na divulgação da campanha Outubro Rosa.

No próximo sábado (20), haverá um passeio ciclístico em Jussara (GO), munícipio sob gestão do tucano Wilson Santos. Os organizadores acreditam que essa também é uma forma de conscientizar sobre a prevenção à doença, levando a mensagem do Outubro Rosa pelas ruas da cidade. O passeio começa de manhã no Posto Brasília II e termina na Unidade de Saúde Maria Rita.

Todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família do município de Presidente Kennedy (ES), comandado pela prefeita Amanda Quintal, realizarão exames de Papanicolau e encaminhamentos para mamografia, palestras e aconselhamentos. O horário de funcionamento das unidades é de 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O câncer de mama tem mais probabilidade de atingir mulheres entre 45 e 70 anos, por isso a recomendação para a realização da mamografia nessa idade. Estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelou que cerca de 59 mil novos casos da doença devem ser registrados só neste ano.

De acordo com o Inca, alimentação saudável e atividade física podem reduzir até 28% o risco do aparecimento do câncer. Controlar obesidade e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são algumas das recomendações básicas de prevenção ao câncer. A amamentação é um outro fator protetor. A lei 12.732 determina que o primeiro atendimento na rede pública ao paciente diagnosticado com qualquer tipo de câncer deve ocorrer em até 60 dias.

Reportagem Karine Santos, estagiária sob supervisão