Tucanas são campeãs de votos em seus estados

Foto: Divulgação

Duas candidatas do PSDB foram eleitas deputadas federais com o maior número de votos em seus estados. No Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, recebeu mais de 120 mil votos e foi a campeã da nova bancada federal sul-mato-grossense. Já no Acre, Mara Rocha foi a candidata eleita mais bem votada, com 40.047 votos. Os números representam uma conquista política das mulheres, mudando o quadro que era sempre masculino.

Rose Modesto, vice-governadora do Mato Grosso do Sul desde 2014, agradeceu a confiança de seus eleitores nas suas redes sociais. “Eu quero agradecer a todos vocês que me fizeram a deputada federal mais votada do Mato Grosso do Sul. É um sentimento de alegria, de gratidão e ao mesmo tempo de muita responsabilidade. O país vive um momento muito delicado e vai precisar de políticos comprometidos e eu estou com motivação para chegar em Brasília e fazer um trabalho muito especial pela nossa nação, e de forma especial, pelo Mato Grosso do Sul.”

Já Mara Rocha, está estreando na vida política. Ela é jornalista e empresária. A candidata eleita expressou sentimento de gratidão e disse está ansiosa para pôr em prática seus projetos. “Todas as causas que forem pertinentes ao povo brasileiro, nós vamos abraçar. Já conversamos com todas as categorias e vamos nos empenhar ao máximo. Estou com muita vontade de trabalhar, muita força mesmo de ver esse Brasil diferente.”

Mara ainda destacou as prioridades para o Acre.

“Meu estado é um estado pobre, de desemprego altíssimo, que está há 20 anos parado no tempo. Quero ajudar muito nosso novo governador, a levar esse estado para frente, abrir a agricultura, pecuária, fortalecer os empresários também, fortalecer de alguma forma para que esse estado melhore. Se Deus quiser vamos ter um Brasil melhor, esse é meu anseio, minha expectativa, estou com muito gás, muita vontade de trabalhar,” acrescenta a nova parlamentar.

Ela também destaca o trabalho desempenhado pelo PSDB-Mulher de apoio às candidatas. “O PSDB-Mulher foi excelente, nos ajudou de todas as formas, nos amparou, fez todo um trabalho bonito com as mulheres do partido. A gente só tem a agradecer o empenho e fico feliz em saber que o PSDB olha para a mulher de uma maneira diferenciada. Ficamos muito felizes com isso e por ter correspondido esse abraço, ter alcançado a vitória. O PSDB-Mulher foi de fundamental importância para nossa vitória acontecer.”

Além de ter uma mulher como a mais bem votada do estado, o número de mulheres acreanas aumentou na Câmara Federal, passou de uma, em 2014, para quatro este ano. Mais quatro foram eleitas deputadas estaduais. Para Mara, a Lei que obrigou repasse mínimo de 30% a candidaturas femininas também foi importante para esse progresso, mas ressalta que não foi cumprido por todos os partidos.

“É claro que esses 30% foram importantes, ajudaram muito, mas a gente sabe que muitos partidos não aceitaram isso. O nosso partido foi um dos que seguiram à risca essa nova regra. A gente ouviu casos de outros partidos onde os homens se aproveitaram disso e o PSDB-Mulher foi firme vigiou até o fim.”, concluiu.

Reportagem Karine Santos, estagiária sob supervisão