Notícias

Para a ONU Mulheres, a igualdade de gênero começa pela representação política

As mulheres são 51% da população e 52,2% do total de eleitores. Mas elas representam apenas 10,5% dos integrantes do Congresso Nacional. De acordo com ONU Mulheres, a igualdade de gênero na sociedade como pela representação política.

“Na média da América Latina, a participação das mulheres nos congressos é em torno de 30%. O Brasil só está melhor na região do que o Haiti e Belize. E têm países como o México, Costa Rica, Bolívia e Cuba, que têm já 50%. Então, o Brasil está ficando para trás”. É o que revela a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman. Ela ressaltou que a igualdade entre homens e mulheres em postos de representação e comando faz parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que tem como meta um planeta 50/50 em 2030. As informações são da ISTOé

“Começamos a chamar a atenção nessas eleições sobre a importância de trabalhar em prol de uma representação das mulheres na política em igualdade, em 50/50. Quando vamos atingir isso no Brasil depende dos brasileiros e das brasileiras. Podia acontecer agora, em 2018, se as pessoas votarem em mulheres ou em homens e mulheres que trabalhem em prol dos direitos humanos”, alerta Nadine.

O desenvolvimento sustentável não vai ser atingido sem o crescimento da representação feminina e o empoderamento das mulheres, de acordo com Nadine. “O lema é não deixar ninguém para trás. E quando você pensa em quem está para trás, você encontra sempre as mulheres, as indígenas, as negras, as pobres. Então, se você está realmente com uma proposta de levar a humanidade para um patamar de desenvolvimento, você precisa ter ações que traga para frente as pessoas que estão mais para trás”, acrescentou.

*Com informações da Revista ISTOé