A Petrobras criou um grupo interno que terá como objetivo aumentar em 40% a quantidade de chefes mulheres na empresa. A meta é passar dos atuais 18% para 25%.
A diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, em discurso de abertura da feira Rio Oil & Gas, ressaltou a importância da ação. “A indústria do petróleo é uma indústria centenária e sabemos que precisamos evoluir. A diversidade é um valor fundamental”, destacou.
A mesa do evento era formada por dez pessoas e Solange era a única mulher entre executivos e autoridades. A presença de mulheres na indústria de óleo e gás é menor que a média das maiores companhias em bolsa nos Estados Unidos, na S&P 500. As empresas de petróleo e gás tem 27% das vagas ocupadas por mulheres nos cargos iniciais, na S&P 500 a média é de 46%.
“Quando uma mulher jovem olha para a indústria de óleo e gás, ela não pensa que pode chegar lá”, observou a vice-ministra de Petróleo e Energia da Noruega, Ingvil Smines, ao mencionar a composição da mesa de abertura do evento.
*Com informações do Jornal Folha de São Paulo