Cai o número de mulheres em cargos de chefia

FOTO: PIXABAY

Mulheres ainda são minorias na direção de empresas. E nos últimos quatro anos, a presença feminina em cargos gerenciais ainda caiu de 40% para 38%, de acordo com dados divulgados pelo IBGE.

Candidata a deputada federal pelo Rio Grande do Norte, Carla Lopes, acredita que o machismo ainda impede a representatividade das mulheres nas empresas.

“Eu acho que o medo dos homens de ter as mulheres nos cargos de liderança é maior, por isso eles tentam privar as mulheres de assumir cargos de direção. Continua ainda um certo machismo da cultura dos homens”, afirmou.

De acordo com pesquisas, metade dos homens acreditam que as mulheres estão representadas em cargos de chefia. Mas para cada dez homens em cargos de liderança há apenas uma mulher, segundo estudo da consultoria McKinsey.

“As mulheres já estão mais capacitadas, inclusive não tem nenhuma diferença de capacitação das mulheres em relação aos homens. Elas podem assumir, podem angariar altos cargos, mas não tem a oportunidade, acredito eu por receio dos homens de perder o seu lugar. Mas as mulheres estão cada vez mais conscientes de que podem chegar em qualquer lugar”, concluiu Carla Lopes.

Reportagem Karine Santos, estagiária sob supervisão