Notícias

Facebook será investigado por discriminação contra mulheres

A União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), organização sem fins lucrativos, irá investigar o Facebook por discriminação contra o sexo feminino. A agência dos Estados Unidos acusa a rede social por permitir que empresas anunciem vagas de emprego direcionadas exclusivamente ao público masculino.

Primeira Secretária do PSDB-Mulher, Eliana Piola, apoia a iniciativa: “É uma queixa legitima. Nós temos os nossos direitos consagrados, nosso tratamento deve ser equânime, igualitário. Mais do que nunca a presença da mulher, o posicionamento das mulheres brasileiras, é importante para não permitir que possam maquiar o machismo e continuar a praticá-lo”.

Para o sindicato Communications Workers of America e o escritório de advocacia Outten & Golden, por conta da publicidade direcionada, milhões de mulheres tiveram oportunidades de emprego negadas.

“A discriminação contra a mulher está sendo renovada porque o machismo se renova, então ela vem renovada de uma forma mais sutil. É preciso nos engajarmos para não permitir esse tipo de abuso que nós custamos ultrapassar. Nós estamos no século XXI, é inadmissível qualquer retrocesso, nós não podemos pactuar com essas ações sutis, que vem nos colocar num patamar de inferioridade,” defendeu Eliana.

A tucana ressalta a importância das redes sociais na luta contra o machismo e violência contra as mulheres. “Nós vamos reagir através das redes, porque quem as dominam também hoje são as mulheres. Podemos mudar isso, participar, manifestar nosso repúdio, nossa repulsa e nos unirmos. A questão da mulher ela não tem cor ideológica, devemos ser tratadas da mesma forma em qualquer espaço de poder que nós estivermos. As redes socias desempenham um papel importante desde que saibamos reagir e usar bem esse mecanismo tão importante de comunicação”, acrescentou.