Notícias

Tucanos destacam importância do Setembro Amarelo para prevenção do suicídio

Está em andamento a mobilização conhecida como “Setembro Amarelo“, voltada para a prevenção do suicídio. Diante das dificuldades que permanecem na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, parlamentares do PSDB consideram a iniciativa de grande relevância para conscientizar e salvar vidas.

Caminhadas, palestras, atendimentos em locais públicos e distribuição de folhetos são algumas das iniciativas adotadas no período para abordar um problema recorrente, mas ainda pouco falado. Para se ter uma ideia, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A deputada Conceição Sampaio (AM) afirma que, apesar dos tabus e da dificuldade na abordagem do assunto, a maioria das famílias convive com alguém que enfrenta alguma doença mental. Segundo ela, essas doenças, se não forem tratadas e se o paciente não tiver o acompanhamento e apoio adequados, podem levar a pessoa a tentar tirar a própria vida.

“Esse é um tema que se torna invisível, mas, se olharmos, veremos que ele está muito presente no nosso dia a dia. O Setembro Amarelo é para a gente discutir e fazer a prevenção ao suicídio. Muitas vezes temos o problema dentro de casa e não sabemos como tratar”, aponta a deputada.

Conceição Sampaio afirma que o Brasil avançou em alguns sentidos em relação à saúde mental, com o fim dos manicômios, por exemplo. Mas, de acordo com ela, há muito a se fazer. A deputada ressalta que a legislação obriga os hospitais a terem leitos para o atendimento de pacientes com doenças mentais, mas ressalta que “é só olhar o Brasil para ver que isso não acontece”.

Apesar do trabalho realizado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a deputada destaca que faltam ainda investimentos e valorização dos profissionais de psiquiatria.

Para ela, o Setembro Amarelo é também uma oportunidade de levar a discussão para o Congresso Nacional. “Entendo, como legisladora, a importância de trazer essa discussão para dentro do parlamento para entendermos os caminhos que ainda temos que percorrer”, reforça Conceição, que recentemente destinou recursos de emendas parlamentares para o CAPS de Iranduba, no interior do Amazonas.

O deputado Lobbe Neto (SP) afirma que o assunto ainda enfrenta dificuldades na identificação de sinais e busca por ajuda, devido a preconceitos e a falta de informação. Mas, assim como Conceição, lembra a existência do Centro de Valorização da Vida (CVV), que conta com um disque ajuda. É o telefone 188, que funciona 24 horas todos os dias. Ligando para a central, a pessoa recebe apoio emocional, por meio de atendimento voluntário e gratuito. Quem liga pode conversar sobre qualquer assunto que esteja lhe causando sofrimento emocional sob total sigilo. O CVV é uma das entidades mobilizadoras do setembro Amarelo no Brasil.

“Amarelo é sinal de alerta. É um alerta de que temos que estar melhor com o próximo. Se percebemos alguma situação de distúrbio, de risco em algum sentido, que possamos encaminhar isso para as autoridades competentes de saúde mental e diminuirmos esses índices que aumentam, especialmente, entre a nossa juventude. Vamos refletir e prevenir. Ligue no 188 para que sejam acolhidos, orientados”, recomenda o deputado.

Não é preciso estar ligado ao CVV ou a outra instituição para se mobilizar. Empresas podem fazer ações internas, promover palestras e distribuir materiais informativos disponíveis no site www.setembroamarelo.org.br. Órgãos públicos podem iluminar de amarelo fachadas de prédios, promover atividades, falar sobre prevenção nas unidades de saúde e escolas. E cada pessoa pode se mobilizar usando uma fita amarela ou vestindo amarelo, levantando o tema em seus grupos e buscando informações confiáveis sobre o assunto.

*Do PSDB na Câmara