Dados da Ancine servirão de base para incentivo a filmes dirigidos ou roteirizados por mulheres

A superintendente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Maria Angélica Marques, afirmou que um levantamento feito pela agência vai servir de base para o fomento de políticas que viabilizem a produção e a comercialização de filmes dirigidos ou roteirizados por mulheres.

O levantamento da Ancine mostrou que, dos 142 filmes brasileiros exibidos em circuito comercial em 2016, somente 27 deles (19%) foram dirigidos ou roteirizados por mulheres. O assunto foi discutido em audiência pública da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

“Toda a atuação nesse sentido tem que ser uma atuação múltipla, que não foque apenas na produção, mas em toda a cadeia do audiovisual. Tem que ser mais ampla para permitir que esses filmes sejam vistos e que essas histórias sejam contadas, tanto de mulheres quanto de negros”, afirmou a superintendente da Ancine.

Cotas em editais

A diretora de Políticas Audiovisuais do Ministério da Cultura, Ana Sylvestre, destacou que, desde 2012, os editais do ministério para a produção de conteúdo definem cotas para mulheres e negros como forma de garantir maior participação no setor.

“É a importância de você ter no papel de direção – que é um papel determinante na definição do olhar e da narrativa e da trajetória daquela obra – mulheres que possam apresentar a sua forma de enxergar as sociedades, os acontecimentos e as narrativas. Essa tem sido a importância que a gente tem dado tanto na direção como no roteiro”, declarou Ana Sylvestre.

*Com informações da Agência Câmara Notícias