Notícias

Para Sheila Diniz, aumento do número de mulheres eleitas será a longo prazo

Nas eleições desse ano, novas regras eleitorais estão sendo colocadas em prática. Entre elas, a obrigatoriedade de pelo menos 30% das vagas serem de candidaturas femininas. Apesar disso, é observado que o número de mulheres eleitas dificilmente passa de 10%.

Sheila Diniz, presidente do PSDB-Mulher do Ceará, acredita que os resultados virão a longo prazo. “O resultado vai ser bem positivo para daqui dois, quatro anos. A gente não faz política se não vier de longe. Os 30% vem sendo trabalhado agora, o resultado é pra próxima eleição. Na próxima eleição vamos ter o número maior de mulheres nas bases, vereadoras e prefeitas eleitas e daqui a quatro anos aí sim aumenta pra estadual, federal em condição de resultado positivo.”

Pesquisa feita pelo economista Sergio Firpo, mostrou que o voto em mulheres é maior em cidades que já elegeram prefeitas. Acredita-se que isso acontece pela mudança no estereótipo que os eleitores têm da mulher na política.

Para Sheila, com as modificações na lei o aumento do número de mulheres eleitas vai ser um processo natural. “Isso é um processo natural, a gente sente que as mulheres agora criaram rosto. Quando terminar essa eleição nós vamos sentar e ver onde houve a falha e a resposta é muito simples, no tempo, você não constrói uma coisa da noite para o dia.”

A presidente do segmento cearence afirma ter esperança de colher bons resultados da lei que determina que 30% do fundo partidário seja destinado a campanhas femininas.

“Os 30% são importantes porque mulheres são sacrificadas toda vida, começa o sacrifício em casa, quando o marido não apoia e também em termos de recursos. Eu acredito que o resultado agora não vai ser muito alto, mas nós estamos plantando e esse resultado irá brevemente acontecer,” completa Sheila.

*Com informações do Jornal Nexo