Notícias

Segurança, Saúde e Assistência Social são as principais bandeiras de Conceição Sampaio, candidata à reeleição

Defensora da transparência, da segurança, da saúde, da educação, da mulher, das crianças e adolescentes, dos idosos e de uma economia sustentável, a deputada federal Conceição Sampaio (AM) está em busca da reeleição para continuar melhorado a vida dos amazonenses. Ela conquistou seu primeiro mandato para a Câmara dos Deputados em 2014 e pautou sua ação na defesa da população brasileira, em especial dos trabalhadores e aposentados.

A tucana é a dona do único voto do Amazonas a favor da abertura das investigações contra o presidente Michel Temer. Ela se posicionou a favor da PEC das Empregadas Domésticas e de projetos como o que beneficiou os catadores de material reciclável, para que eles tivessem direito a contribuição para seguridade social, entre outras propostas.

Bandeiras

Entre os temas mais defendidos pela deputada está o asfaltamento da BR-319, para melhorar a competitividade do Polo Industrial e o aumento da renda para o pescador artesanal que mora no interior do Amazonas, através do projeto de sua autoria que trata do manejo do pirarucu.

Na área de segurança, Conceição Sampaio tem destinado recursos federais para o aparelhamento das polícias nas fronteiras e investido no estreitamento de laços entre as polícias militar, civil, rodoviária federal, bombeiros, Exército, Marinha e Aeronáutica.

Saúde

A deputada também conseguiu recursos para a construção de Unidades Básicas de Saúde, aparelhamento e funcionamento de unidades que estavam paradas na Fundação Cecon. Investiu em Barcos Saúde para atender a população do interior e os ribeirinhos, citologia em meio líquido para melhorar o diagnóstico contra o HPV, banco de próteses mamárias, habilitações de unidades hospitalares que há mais de 10 anos estavam sem receber recursos federais e corriam o risco de serem fechadas, ambulâncias para o interior, no HEMOAM e na inclusão da saúde bucal no sistema do SUS.

Assistência Social

Conceição Sampaio também conseguiu verbas para construção de centro de convivência e de centro de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de risco, centros de atendimento a pessoas com deficiência, centro de referência em assistência social, kits para os conselhos tutelares de vários municípios conseguirem trabalhar e saneamento básico para os municípios do interior. Foi ainda uma das incetivadoras da parceria entre o governo federal e a prefeitura de Manaus que garantiu mil novas moradias para Manaus.

História

Antes de iniciar sua trajetória política, Conceição Sampaio foi radialista e apresentadora de televisão.

Seu primeiro mandato político foi como vereadora em Manaus, eleita em 2004. Nas eleições de 2006 elegeu-se deputada estadual, conseguindo a reeleição em 2010. Em 2014 foi eleita deputada federal pela primeira vez.

Em 2015, com apenas 8 meses de mandato, Conceição Sampaio foi escolhida pelo site Congresso em Foco, a 14ª parlamentar mais atuante da 55ª Legislatura, em uma votação da qual participaram 185 jornalistas de 45 órgãos de imprensa que cobrem o Congresso Nacional.

O mesmo site colocou a parlamentar do Amazonas entre os congressistas mais assíduos, sem o registro de nenhuma falta nas reuniões ordinárias, ao longo do atual mandato.

Em 2016, a Confederação Nacional dos Municípios apontou a deputada Conceição Sampaio como a 4ª parlamentar, entre os 513 deputados federais, mais comprometidos com a causa municipalista. Já em 2018, a mesma entidade entregou para Conceição o “DESTAQUE PARLAMENTAR” – um certificado da CNM parabenizando a tucana mais atuante em favor dos municípios amazonenses.

Entre 2016 e 2017, Conceição Sampaio presidiu a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados (CSSF), 2ª maior Comissão Técnica Permanente da Casa Legislativa, com 104 deputados-membros, e responsável por analisar todas as propostas referentes ao chamado “Tripé da Seguridade Social”, composto pela Saúde, Assistência Social e Previdência Social. Conceição foi a 4ª mulher na História da República a presidir essa importante Comissão, e primeira representante do Amazonas a ocupar o cargo, para o qual foi eleita por unanimidade. Ela continua membro da CSSF, agora como primeira vice-Presidente.

Reportagem Tainã Gomes de Matos