Sob Raquel Lyra, Caruaru obtém o melhor IDEB da história do município

Caruaru está no ranking dos poucos municípios brasileiros que superaram a meta estipulada de 5.1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2017. Sob a gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB), a cidade obteve nota 5.2 para séries iniciais e nos anos finais se destacou com a média 4.0. Os dados são do Ministério da Educação (MEC).

A pontuação é a melhor obtida pelo município em toda sua história. No levantamento anterior, referente a 2015, Caruaru ficou abaixo da meta, com nota 4.5, quando teria que alcançar pelo menos 4.8. Essa média é calculada na relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Instituto subsidia a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo.

A melhoria no IDEB reflete o grande investimento da gestão da prefeita Raquel Lyra na formação continuada de professores. O investimento foi da ordem de R$ 2 milhões para ampliação e aperfeiçoamento das atividades pedagógicas direcionadas aos estudantes, fazendo uso de metodologias aplicadas nas escolas e creches da rede municipal de ensino.

“Esse resultado mostra que estamos no caminho certo”

“No primeiro ano de governo, conseguimos recuperar o atraso na educação da nossa cidade. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Através do Juntos pela Educação, estamos despertando o interesse das nossas crianças e jovens pela escola. Vamos continuar trabalhando e construindo o nosso futuro agora” – comemora a prefeita Raquel Lyra.

Outras ações implementadas pela prefeitura como a qualidade da merenda escolar, fardamento, material didático de primeira linha, inserção de água mineral nas escolas (ação pioneira da atual gestão), transporte gratuito, mobiliários e equipamentos de informática, além da requalificação da estrutura física das unidades de ensino, também contribuíram para Caruaru alcançar esse resultado.

“Foi dando dignidade aos nossos estudantes, da cidade e da zona rural, e fazendo das escolas ambientes atrativos que conseguimos superar a meta do IDEB e vamos avançar muito mais para transformarmos Caruaru pela Educação” – comprometeu-se a prefeita.

A exemplo dos países desenvolvidos, a Prefeitura de Caruaru levou às escolas médicos oftalmologistas como forma de prevenir prejuízos no aprendizado por conta de problemas na visão ou graus elevados de comprometimento visual. Os óculos são oferecidos gratuitamente.

Em menos de dois anos de governo, a prefeita Raquel Lyra já entregou à população 13 escolas requalificadas e 3 novas unidades educacionais. A rede municipal de ensino de Caruaru conta, atualmente, com 138 escolas, 2.350 professores e cerca de 42. 500 estudantes.

Da assessoria PSDB-PE