Notícias

Candidata à reeleição, Mariana Carvalho quer continuar o trabalho iniciado em Rondônia

Candidata à reeleição, a deputada federal Mariana Carvalho (RO), pretende renovar o compromisso que assumiu com o Estado de Rondônia. Defendendo os princípios da nova política, a tucana defende o combate à corrupção e a valorização da ética e da transparência na política.

Mariana também pretende priorizar a primeira infância por meio da integração de programas sociais nas áreas da saúde e educação, do período pré-natal até os seis anos de idade. “Quero continuar me dedicando para que as nossas crianças possam ter, de fato, oportunidades iguais e dignas desde sempre”, disse.

Saúde Pública também é uma área defendida pela candidata. Mariana quer interiorizar o atendimento de qualidade estruturando a rede de serviços de atenção especializada com aquisição de equipamentos e reforma na infraestrutura.

Trajetória

Filiada ao PSDB de Rondônia, Mariana Carvalho é a única mulher a ocupar o cargo de 2ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Aos 31 anos e com mais de 110 projetos de lei apresentados, a tucana se destaca como uma das deputadas federais mais jovens deste mandato, sendo a recordista de emendas para a capital Porto Velho.

Dentre os oito deputados federais de Rondônia, Mariana também foi eleita a parlamentar que mais destinou recursos para os 52 municípios do estado, aproximadamente R$ 45 milhões para as principais áreas de atenção: saúde, educação, esporte, cultura, turismo, desenvolvimento agrário e infraestrutura.

“Sou a primeira mulher na segunda Secretaria da mesa. Na história da câmara apenas três conseguiram fazer parte da mesa diretora e isso é uma grande conquista, principalmente por representar o estado de Rondônia. Espero ainda que possamos ter cada vez mais mulheres dentro da casa legislativa, mais vozes femininas, e mais mulheres que possam representar os seus estados e seus municípios”, destacou Mariana.

Em sua trajetória política, Mariana lutou em defesa da Primeira infância, dos direitos das pessoas com doenças raras, das pessoas com deficiência, das mulheres, do consumidor e dos jovens. Foi ainda a 1ª tucana a ocupar a presidência de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – a CPI dos Crimes Cibernéticos e atuou como vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres.

Reportagem Tainã Gomes de Matos