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Militância tucana se une no combate às fake news

A militância do PSDB tem agido com rapidez e seriedade quando o assunto é combate aos boatos e às mentiras disseminadas na Internet. O investimento em capacitações e treinamentos para os filiados sempre foi uma prática frequente no PSDB. Durante o período eleitoral, o partido tem promovido encontros e palestras para aqueles que, por iniciativa própria, defendem os valores da social democracia e estão dispostos a ajudar na campanha do candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin. O último encontro aconteceu nesta quinta-feira (30), em Curitiba (PR), e reuniu cerca de 150 pessoas, entre filiados, militantes e simpatizantes da sigla.  O próximo será em Maringá (PR) na segunda-feira (3).

Noções de mobilização e de relacionamento digital são explicadas pelos especialistas em marketing político digital Marcelo Vitorino e Fabrício Moser. O objetivo principal é preparar os interessados em como combater às fake news e os boatos disseminados pelos adversários de Geraldo Alckmin, além de incentivar a participação dos militantes na defesa a legenda tanto no ambiente virtual, como fora dele.

Secretário-Geral da Juventude Tucana do Paraná, Sandro Vinicius Couto, classificou como fundamental o conteúdo do treinamento digital e reforçou a necessidade de união da militância durante o período da campanha.

“Permanecer atualizado sobre as mudanças na legislação eleitoral é fundamental para não cometermos erros. É importante alinhar os discursos e reforçar a noção de unidade entre nós, militantes. Vou colocar em prática tudo que aprendi, principalmente as dicas de como combater às fake News e como contribuir para a verdade prevaleça no ambiente digital”, disse.

A representante do PSDB-Mulher do Paraná, a publicitária e advogada Nathália Tupan, também participou do treinamento e enfatizou o esforço do PSDB em contribuir com a democracia por meio da disseminação da verdade. Para ela, o período pré-eleição acentua os discursos de ódio e as mentiras na Internet, o que prejudica a formação de opinião por parte dos eleitores.

“Hoje a informação é muito dinâmica e nós precisamos ter esse tipo de respaldo, do que pode e do que não pode. É necessário respeitar a legislação acima de tudo. Temos muitas coisas ruins na Internet, muita coisa que não é verdade sendo espalhada e isso atrapalha a concretização e a escolha da população na hora de pensar em quem votar. Essa capacitação é importante até para os próprios candidatos”, acrescentou.

A tucana também acredita que o momento é de união e de atenção sobre a postura no ambiente online. “Temos que unificar nosso discurso e buscar conhecimento. Esse treinamento nos mostrou os caminhos para o acesso à informação real e de forma rápida para respondermos as pessoas corretamente. Temos a obrigação de transmitir a verdade e denunciar o que é falso”, completou.

O treinamento já capacitou mais de 2.300 pessoas, em cidades de diversas regiões do país, como Santos, Curitiba, Belém, Aracaju, Teresina, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Ribeirão Preto e São Paulo.

Reportagem Tainã Gomes de Matos