Notícias

Mulheres grávidas da Venezuela entram no Brasil para terem os filhos

Pelo menos três bebês de mães venezuelanas nascem na cidade de Boa Vista todos os dias. A falta de assistência que existe no país tem levado grávidas da Venezuela imigrarem para o Brasil para ter os filhos.

Informações divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo mostram que a quantidade de partos de mulheres venezuelanas no ano todo de 2017 foi de 566 e só no primeiro semestre de 2018, já ocorreram 571. Em 2016, quando a imigração de venezuelanos começou a se intensificar no Brasil, 288 bebês nasceram, contra zero nascimentos no ano de 2015.

Roraima só tem uma maternidade e está no limite da capacidade, segundo a coordenadora de segurança, Daniela Souza. Devido a isso luvas, seringas estão e outros materiais estão se esgotando e pacientes estão dormindo em macas nos corredores.

O atendimento de venezuelanos nos centros de saúde de Roraima  passou de 700 em 2014 para 50 mil em 2017, e só entre janeiro a março deste ano houveram 45 mil atendimentos. Lopez, uma venezuelana de 20 anos declarou. “Não há nada para nós lá. Não fiz um ultrassom, até que cheguei no Brasil e foi gratuito. Quero ficar. ”

*Com informações da Folha de São Paulo