Notícias

Tucanas destacam as prioridades da pauta feminina durante a campanha eleitoral

Durante a última reunião da Comissão Eleitoral do PSDB-Mulher, na última terça-feira (14), a presidente de honra do segmento, Solange Jurema (AL), a 3ª vice-presidente Lêda Tâmega e a coordenadora da Região Nordeste Adriana Toledo (AL) elencaram os principais temas que, na opinião delas, devem ser priorizados durante a campanha eleitoral do candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin.

O combate à violência contra a mulher foi consenso entre as três tucanas. O aumento dos casos de feminicídos e dos estupros no Brasil foi classificado como “alarmante” por Lêda Tâmega, que vê no momento atual uma oportunidade de mobilizar a sociedade contra a violência.

“O problema das agressões preocupa muito porque tem aumentado a níveis assustadores. A matança de mulheres tem que acabar. Não podemos admitir isso em hipótese nenhuma. A insegurança não pode pautar a vida das brasileiras. O Estado deve encarar essa situação com muita seriedade”, disse.

Para Adriana Toledo é necessário um trabalho de prevenção e um aumento da punição nestes casos. “A impunidade não pode prevalecer. As penalidades para os crimes contra as mulheres devem ser ampliadas e melhoradas. Todos os dias vemos casos de violência nas TVs e nos jornais. Sabemos que a violência contra a mulher é agravante da violência como um todo”, afirmou.

Creches

As políticas públicas voltadas para a educação básica e a valorização da primeira infância, na avaliação de Solange Jurema, devem ser valorizadas no período eleitoral e depois dele. Para ela, o investimento em creches em período integral é fundamental para a autonomia financeira das brasileiras e deve ser uma responsabilidade do governo federal.

“As creches fazem parte de uma política de gênero fundamental para o desenvolvimento das crianças e das mães. É também uma política fundamental para a questão da desigualdade e do desenvolvimento sustentável dos pais. São iniciativas que devem ser priorizadas pelo nosso candidato”, enfatizou.

A independência financeira também foi citada por Lêda Tâmega como fator primordial para qualidade de vida das brasileiras. “As creches permitem que as mulheres trabalhem tranquilas. Sem ter onde deixar os filhos, as brasileiras ficam aquém do mercado de trabalho e aquém das oportunidades. É imperioso que se cuide das creches a nível nacional, a União tem que colocar a sua mão e não deixar tudo por conta dos municípios’, opinou.

Saúde

Solange Jurema também defendeu o aumento de ações em benefício da saúde feminina, tanto física como psicológica. “Nós mulheres temos especificidades no que diz respeito à saúde que devem ser levadas em consideração”, disse.

Adriana Toledo completou ressaltando a importância de ações voltada para a prevenção do câncer. “É preciso garantir à mulher seu planejamento familiar e o combate ao câncer de mama, de útero, uma doença que afeta grande parte das mulheres. Esses temas são fundamentais”, destacou.

Empoderamento

Já para Lêda Tâmega, a ampliação da participação feminina nos cargos de decisão é o ponto principal que deve nortear o plano de governo de Alckmin. A tucana acredita que em tempos de discussões em torno da paridade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, a igualdade salarial deve ser prioridade.

“Outro fato que é fundamental é o empoderamento. Propiciar que as mulheres ocupem cada vez mais espaço nas instâncias de poder é essencial, mas isso só vai acontecer se o público feminino tiver mais tempo para se dedicar as suas atividades e se dedicar as atividades políticas ou de gestão nos órgãos públicos. É preciso dar condições e tempo para as mulheres poderem contribuir com a sociedade”, concluiu.