Notícias

Pesquisa mostra que 15% das empresas no Brasil são presididas por mulheres

A pesquisa “Panorama Mulher” feita pela consultoria Talenses e pela instituição de ensino Insper, em São Paulo, revelou que a probabilidade de a presidência ser ocupada por uma mulher diminui à medida que aumenta o número de funcionários da empresa. O estudo revelou ainda que a chance deste cargo ser preenchido por alguém do sexo feminino é menor em companhias com administração profissional, quando comparadas com empresas sob administração familiar. Mais de 900 empresas de todo país responderam ao questionário no início deste ano.

O levantamento mostrou também que 15% das empresas respondentes – de pequenas companhias com até nove funcionários até grande corporações – são presididas por mulheres. No ano passado, a pesquisa trazia que 8% das companhias apresentavam uma mulher como presidente. De acordo com Regina Madalozzo, co-coordenadora do estudo, a presença feminina continua baixa, mas não há como comparar os resultados entre 2018 e 2017 porque as mostras foram diferentes.

– O número de respondentes praticamente triplicou (de 339 para 920). Além disso, as mulheres que estão no alto comando são empreendedoras ou herdeiras em empresas familiares. Ou seja, enfrentam menos barreiras para chegar ao topo – explica ela.

Em corporações menores, com até nove funcionários, 52% dos presidentes são mulheres. Quando o tamanho da empresa aumenta, este número percentual diminui para 19% nas que têm de 10 a 49 empregados e 10% naquelas com 50 ou mais colaboradores. A presença de mulheres no topo é maior nas empresas familiares: 28% contra 12% das não-familiares.

Políticas pouco efetivas

Embora 32% das companhias respondentes tenham declardo ter alguma política de igualdade de gênero, a diferença dos percentuais de mulheres em cargos de liderança é muito sutil entre as que têm e as que não possuem estas ações. A mostra revela um percentual muito próximo de mulheres na presidência: 17% para empresas que têm políticas de diversidade e 18% para as que não possuem.

Outro dado encontrado na pesquisa é que o gênero do presidente influencia diretamente na ocupação de cargos de liderança pelas mulheres. Quando a companhia é dirigida por uma presidente, há um percentual maior do sexo feminino nos cargos de liderança, como vice-presidências e diretorias. Os conselhos, por exemplo, são formados por 41% de mulheres quando no topo está uma presidente contra 10% quando é ocupado um homem.

*Com informações de O Globo