Mara Rocha afirma que a luta em favor da igualdade de direitos será sua prioridade

Pesquisa divulgada por banco na Inglaterra mostrou que, diante de uma conduta inadequada, mulheres sofrem consequências mais rigorosas que os homens. Elas têm 20% mais chances de perder o emprego e 30% menos chances de encontrar um novo trabalho.

Para a presidente do PSDB-Mulher Acre e candidata a deputada federal, Mara Rocha, isso é reflexo de um mundo machista. Ela relatou que já passou por situação semelhante. “Eu já passei por essa situação, o meu colega desenvolvia o mesmo trabalho que eu e ganhava mais e tinha um detalhe, eu sou formada em jornalismo e meu colega não era, eu me sentia muito triste com a situação, acredito que seja pelo fato de ser mulher”, contou.

Os pesquisadores disseram que “o setor de consultoria financeira está disposto a dar uma segunda chance aos assessores do sexo masculino, mas as assessoras são expulsas do setor por erros semelhantes ou menos graves”. Há 42% a mais de chance de as assessoras serem demitidas.

Não há explicação para a disparidade de punição, concluiu a pesquisa, pois os homens têm duas vezes mais disposição em recair e a se envolver em incidentes de mau comportamento, além de serem 20% mais caros. O estudo monitorou 1,2 milhão de trabalhadores da área de consultoria financeira dos EUA entre os anos de 2005 e 2015. A conclusão foi que a desigualdade permanece no decorrer da carreira dos indivíduos.

“Uma das minhas bandeiras é defender a igualdade salarial, a pessoa que desenvolve a mesma atividade, independentemente de ser homem ou mulher não pode ganhar menos que o outro”, defendeu Mara Rocha.

Nas empresas com mais diversidade de gênero, medidas disciplinares são mais equilibradas do que naquelas com menos diversidade. Também foi observado que homens de minorias étnicas, sofrem desigualdade parecidas. Os pesquisadores afirmam que essas disparidades são determinadas por “favoritismo pelo próprio grupo”.

“Nosso país ainda precisa avançar, já avançamos muito e a igualdade salarial vai ser uma das nossas brigas. Desenvolveu a mesma atividade, seja homem ou mulher, vai ganhar o mesmo salário. Nós, mulheres, vamos alcançar muito mais, pode ter certeza. A gente tem que lutar pelo nosso espaço, pelas nossas conquistas. Temos muito que contribuir com nosso Brasil. Já avançou e muito, mas vai avançar ainda mais ”, concluiu a tucana.