Notícias

Conhecidas as sete vencedoras do Prêmio Para Mulheres na Ciência de 2018

O Prêmio Para Mulheres na Ciência divulgou as sete vencedoras da 13ª edição nesta segunda-feira (13/08). O projeto, que premia mulheres cientistas com bolsa-auxílio de R$ 50 mil, tem o objetivo de estimular a igualdade no meio científico e é organizado pela L’Oréal Brasil em parceria com a Unesco e Academia Brasileira de Ciências. A edição de 2018 teve 34% mais inscrições que 2017, com 524 inscritas, batendo recorde de participação.

O Brasil é referência na pesquisa feita por mulheres de acordo com relatório Gender in the Global Research Landscape (Gênero no Panorama Global da Pesquisa, em tradução livre), de 2017. Metade da publicação de artigos no país é de origem feminina. A premiação é dividida em quatro categorias: Ciências da Vida, Química, Matemática e Física.

Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco são os Estados das vencedoras. Uma das premiadas foi Luciana Lomonaco da USP, matemática que pesquisa o mecanismo que causa dor nas extremidades do corpo de idosos. “Por falta de referências femininas na ciência e, em especial, na matemática, as jovens nem sabem que existe essa possibilidade quando chega a hora de escolher sua carreira. O prêmio vem para mostrar que é possível ser mulher e cientista”, comemorou.

*Com informações do Metrópoles