Notícias

Mara sugere regulação do acesso de pessoas com deficiência à atividade de pilotagem

A deputada Mara Gabrilli (SP) sugeriu (INC 5432/18) nesta semana ao Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, a regulação do acesso de pessoas com deficiência física usuárias de cadeira de rodas à atividade de pilotagem de aeronave.

A parlamentar pede que Casimiro faça a intermediação da aplicação com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que é a reguladora responsável. Ela explica que a Lei Brasileira de Inclusão determina o direito à igualdade de oportunidades das pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação.

Mara aponta que em outros países já existem pilotos habilitados com deficiência física. Ainda de acordo com a parlamentar, as adaptações necessárias feitas em aeronaves para essas pessoas são bastante parecidas com as feitas em veículos automotores terrestres.

A tucana também afirma que essas adaptações já têm larga experiência mundial quanto ao uso de aviões e planadores apropriados às pessoas com deficiência, remetendo à década de 1960.

*Do PSDB na Câmara