Notícias

No RJ, manifestação pede fim da violência contra mulheres negras

Um grupo de mulheres negras se mobilizou esta semana em Copacabana, Rio de Janeiro, para protestar contra a violência vivida por elas em todo o Brasil. Dados recentes do Atlas da Violência de 2018, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), indicam que a taxa de homicídio de mulheres negras é de 5,3 a cada 100 mil habitantes.

A Marcha das Mulheres Negras é promovida anualmente desde 2015 com 27 reivindicações em pauta, incluindo o combate ao feminicídio da mulher negra, maior atenção aos casos de violência doméstica, fim do racismo e sexismo na mídia, acesso à uma saúde de qualidade, fim da violência contra as religiões de origem africana e mais representatividade feminina na política.

Comparado aos números em relação a mulheres não negras, que é de 3,1 por 100 mil habitantes, o número chega a ser 73% maior. No período de 10 anos, a quantidade de assassinatos de mulheres negras aumentou 15,4%, enquanto entre as não negras caiu 8%. O censo foi realizado baseado em dados colhidos em 2016.

Com informações da EBC.