Uma nova pesquisa realizada pelo Datafolha mapeou as características dos eleitores indecisos que devem definir as eleições deste ano. Além de maioria do eleitorado (52%), as mulheres também dominam a parcela da população que ainda não definiu qual candidato apoiar. Mais de 80% delas não possui um posicionamento, sendo 54% indecisas e 26% que declararam a pretensão de votar nulo ou em branco.
Além de definir o perfil dos eleitores, o levantamento indicou também quais devem ser as prioridades do presidente eleito segundo as mulheres. Entre as entrevistadas, 46% indicaram que a saúde deve receber o maior número de investimentos, seguida por educação, segurança e economia. Entre os homens entrevistados, a saúde também liderou. Sobre as deficiências do país, a população feminina indicou que o principal problema do Brasil está na saúde, enquanto os entrevistados do sexo masculino destacaram a corrupção.
A dificuldade de atrair as eleitoras pode estar na divergência entre os interesses e as propostas dos candidatos. Em números absolutos, são 25,5 milhões de eleitoras declarando pretender votar nulo, branco ou “em ninguém”.
Com informações do jornal O Globo.