No Rio, Bachelet defende acesso de todos à saúde de qualidade

A ex-presidente do Chile Michelle Bachelet afirmou na quinta-feira (26) passada que saúde é um direito coletivo e condição fundamental que qualquer ser humano deve aspirar, “sempre e em qualquer lugar”. Ao participar do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), no Rio de Janeiro, Bachelet mencionou que a diversidade que os países latino-americanos representam pode ser aproveitada na área da saúde coletiva a partir da troca de experiências.

De acordo com a reportagem da Agência Brasil de sexta (27), a ex-presidente declarou que os esforços dos países da região devem ser concentrados em acabar com as desigualdades que ainda existem na área da saúde, como em relação às mulheres, aos afrodescendentes, aos indígenas.

No evento, que ocorreu no campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Bachelet citou a relação entre crescimento econômico e saúde, já que um país onde as pessoas têm maior acesso à saúde plena melhora sua produtividade, ao mesmo tempo que assegura maior bem-estar às pessoas. “Se os governos querem dar uma resposta consistente a seus habitantes têm que investir em saúde”, reforçou.

Segundo a reportagem, a ex-presidente do Chile afirmou ainda que os países da região têm que reconhecer a diversidade das necessidades de seus habitantes e contar com recursos públicos para enfrentar esses desafios, respeitando os direitos de todos.

Com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, os direitos das pessoas de acessar serviços de saúde de qualidade e a democracia no país, o evento se estendeu até domingo (29).

*Com informações da Folha de S. Paulo