Notícias

Marta está entre finalistas do prêmio de melhor jogadora do mundo

A jogadora Marta foi indicada nessa terça-feira (24) pela Fifa à lista das 10 finalistas ao prêmio de melhor jogadora do mundo. A atleta do Orlando Pride, dos Estados Unidos, foi selecionada ao prêmio pela 14ª vez e tentará faturar seu sexto troféu. A cerimônia de premiação acontecerá em 24 de setembro, em Londres, e terá um nome diferente em relação aos dois últimos anos já que as vencedoras de 2016 e 2017 não estão entre as finalistas.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo desta quarta (25), a dinamarquesa Pernille Harder, que atua pelo Wolfsburg, é uma das favoritas ao troféu. A jogadora já venceu por duas vezes o prêmio de melhor jogadora da Uefa, mas nunca levou o troféu da principal entidade do futebol.

Segundo a reportagem, o time francês Lyon domina a lista de nomes indicados com cinco jogadoras. Da melhor equipe europeia na atualidade foram selecionadas a norueguesa Ada Hegerberg, a japonesa Saki Kumagai, a alemã Dzsenifer Marozsan, além das francesas Amandine Henry e Wendie Renard.

Um grupo de especialistas definidos pela Fifa foi responsável por selecionar os finalistas. A partir de agora, os capitães das seleções, treinadores e um jornalista de cada país filiado à Fifa votarão nos seus três preferidos. Também será levada em conta a participação dos torcedores por meio de votação no site da entidade.

O jornal afirma ainda que o período analisado das jogadoras vai de 7 de agosto de 2017 até 24 de maio de 2018, data em que foi realizada a final da Liga dos Campeões. A indicação dos três finalistas será feita no início de setembro.

*Com informações da Folha de S. Paulo