Notícias

Conceição Evaristo pode ser a primeira mulher negra a entrar na ABL

Foto: Leo Martins

Brasília (DF) – A escritora Conceição Evaristo pode se tornar a primeira mulher negra a ingressar na Associação Brasileira de Letras em 130 anos de história. Radicada no Rio de Janeiro, a mineira de 71 anos participou neste domingo (22) do II Festival Internacional da Utopia, em Maricá (RJ), e fez questão de defender sua candidatura à ABL. “É mais do que justa a presença de mulheres e de mulheres negras na ABL”, afirmou.

De acordo com a revista Fórum desta segunda-feira (23), no evento, Conceição reforçou a importância da representatividade da mulher negra na Academia. “Ora, se as mulheres escravizadas dentro de casa tiveram a capacidade de influenciar um dos maiores bens simbólicos, que é a língua. A representatividade da mulher negra brasileira não é favor. ”

Após uma intensa campanha dentro e fora das redes sociais, a mestra em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada pela PUC-Rio, apresentou uma carta oficializando sua candidatura à ABL. “Quero entrar porque é um lugar nosso, porque temos direito”, afirmou.

A reportagem afirma ainda que, apesar de ter sido pensada pelo escritor Machado de Assis, um dos grandes nomes contrários ao sistema escravocrata do Brasil, a ABL não contempla a diversidade e tampouco a presença negra brasileira. O exercício do direito de Conceição de ter um assento na instituição é fundamental para a valorização da produção literária negra.

Em 2017, a escritora foi tema de uma ocupação no Itaú Cultural de São Paulo e também a grande homenageada da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador.

*Com informações de O Globo