Projeto Comprova vai combater fake news nas eleições 2018

O projeto Comprova, uma aliança entre 24 veículos de mídia, foi lançado nesta quinta-feira (28), em São Paulo. O objetivo é combater a disseminação de notícias falsas durante a campanha eleitoral 2018. O lançamento aconteceu durante um congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) na capital paulista.

De acordo com reportagem do Estadão, jornalistas de todos os veículos parceiros vão trabalhar de forma colaborativa na detecção e apuração de rumores, conteúdo enganoso e táticas de manipulação nas redes sociais. Não haverá checagem de declarações de candidatos. A Abraji vai coordenar a coalizão, mas sem interferência sobre o conteúdo a ser publicado.

As redações envolvidas farão uma checagem cruzada de todos os conteúdos: nenhum desmentido será publicado antes de ao menos três veículos diferentes entrarem em acordo sobre a falsidade da informação em questão.

O Comprova disponibilizará um número de WhatsApp para que o público envie ao textos, imagens, vídeos e áudios suspeitos.

No Brasil, além do Estado, vão participar da iniciativa AFP, Band (TVs e rádios do grupo), Canal Futura, Correio, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Gazeta do Povo, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder360, revista piauí, SBT, UOL e Veja.  O Google News Initiative e o Facebook Journalism Project ajudam a financiar o projeto, além de oferecer treinamento e apoio técnico.

*Com informações do Estadão.