Itamaraty lança campanha por #MaisMulheresDiplomatas

O Itamaraty lançou a campanha #maismulheresdiplomatas. Apesar de as mulheres representarem mais da metade da população brasileira, atualmente o país tem cerca de 360 brasileiras diplomatas. Ou seja, elas ocupam apenas 23% dos cargos da carreira diplomática, enquanto o número de homens na mesma carreira ultrapassa 1.200.

A campanha #maismulheresdiplomatas ocorre no ano em que se comemora os 100 anos da entrada da primeira mulher na carreira diplomática brasileira. A pioneira foi Maria Rebello Mendes, que teve que batalhar na Justiça para tersua inscrição e a de outras mulheres ao concurso de admissão aceita

A ideia é usar as redes sociais para incentivar que mais mulheres se incorporem à carreira diplomática. Serão divulgados vídeos semanais e propostos debates sobre a carreira. O conteúdo incluirá depoimentos de diplomatas em suas diversas funções, idades, raças ou origens, com o intuito de que mais mulheres sejam incentivadas a incorporar a profissão.

A seleção para diplomata é anual, em três fases que possuem provas objetivas e subjetivas, organizadas pelo Instituto Rio Branco em parceria com o Cebraspe. É necessário ser brasileira nata e ter curso superior em qualquer área, além de ter um domínio da língua inglesa. O salário inicial da carreira é de R$ 17 mil, podendo chegar até R$ 27 mil.

Com informações da EBC.