Notícias

PSDB-Mulher SP promove dia de capacitação para pré-candidatas

O PSDB-Mulher de São Paulo, presidido pela tucana Izabel Lorenzetti (SP), promoveu na tarde do último sábado (23) um curso de capacitação para pré-candidatas do estado. O curso, “Participação Política das Mulheres – Eleições 2018”, contou com a participação da presidente do PSDB-Mulher Nacional, deputada federal Yeda Crusius (RS), e do coordenador do programa de governo da campanha do pré-candidato à Presidência da República,Geraldo Alckmin, o cientista político Luiz Felipe D’Avila.

“As mulheres estavam muito animadas. A abertura feita pela Izabel foi espetacular. Várias cidades compareceram e isso é importante já que São Paulo tem uma ligação histórica com o partido. As mulheres paulistas estão antenadas com o presente e atentas às questões digitais e às mudanças na legislação eleitoral”, afirmou Yeda Crusius.

Durante o encontro foram debatidos temas como a história dos partidos políticos no Brasil, legislação eleitoral, comunicação e eleições, os desafios da gestão pública, ações para o fortalecimento das mulheres nos espaços de poder, entre outros.

Izabel Lorenzetti avaliou o seminário como “fundamental” não só para as pré-candidatas como também para as lideranças locais. “Os palestrantes atenderam às expectativas das participantes que ficaram até mais tarde fazendo perguntas e participando ativamente dos debates. As explicações sobre a conjuntura atual e os desafios para as próximas eleições são de essencial importância para o bom desempenhos daquelas que vão concorrer nas próximas eleições”, acrescentou.

Izabel destacou a palestra sobre gestão pública, feita pelo especialista Fernando Coelho, como uma das mais relevantes da tarde. “Apesar do assunto ser complexo, todas ficaram muito atentas para o assunto. Esse compromisso das participantes faz com que a gente queira fazer mais eventos como esse”, completou.

A tucana enfatizou a participação da presidente Yeda Crusius, que falou um pouco sobre as articulações políticas e sobre as novidades envolvendo as candidaturas femininas. “Yeda teve uma fala muito alinhada ao momento atual, esclarecendo dúvidas sobre legislação, e atualizando as participantes sobre os acontecimentos da próxima semana. A presença dela foi muito importante”, avaliou Izabel.

A vereadora de Piracicaba e vice-presidente da Executiva Nacional do PSDB-Mulher, Nancy Thame (SP), também aprovou o encontro e afirmou que os conteúdos abordados transcenderam a linha partidária. “O encontro foi muito proveitoso porque esclareceu sobre o momento político atual do Brasil. Foi falando não só sobre partidos, mas também sobre uma sociedade civil que está se organizando e se mobilizando por mudanças”, afirmou.

A vereadora revelou também as intenções do secretariado paulista de trocar experiências entre as mulheres e ampliar o alcance do trabalho realizado por elas. “Nós vamos agora trabalhar um grupo para ver quais os pontos principais nós podemos compartilhar. Trabalhar em rede é fundamental para abrir caminhos para as mulheres na política”, concluiu.