Notícias

Ação de combate às fake news lançada pelo PSDB é aplaudida por tucanas

Em meio ao debate mundial sobre o impacto das fake news na democracia, o PSDB lançou uma ferramenta em sua página oficial na Internet para receber denúncias sobre notícias falsas divulgadas na rede. O objetivo é evitar a difusão de mentiras e informar o eleitor rapidamente sobre a veracidade do conteúdo indicado.

Para participar, basta o eleitor entrar no endereço  www.psdb.org.br/denuncie ou clicar no banner “Denuncie Fake News” que está disponível no site  e enviar o link da notícia que ele acredita não ser verdadeira. O link é automaticamente enviado ao setor jurídico do partido para apuração da informação e, após análise, o PSDB envia rapidamente a resposta para o eleitor.

A pré-candidata ao governo do Rondônia, deputada federal Mariana Carvalho, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância da participação da população em buscar alternativas para diminuir o impacto do compartilhamento de mentiras na internet.

“Quando fui presidente da CPI dos Crimes Cibernéticos acompanhei de perto os graves problemas causados à sociedade por internautas que vivem no mundo digital mal-intencionados. A iniciativa do PSDB de entrar nessa luta para combater notícias falsas é pertinente e necessária”, afirmou a tucana.

A deputada acredita que a propagação das fake news prejudica a democracia e causa prejuízos irreparáveis para quem é vítima desse tipo de informação. “Os eleitores precisam ficar atentos para não compartilhar conteúdo sem saber a procedência.  Precisamos ter no mundo virtual a mesma postura da vida real, com ética, comportamento decente e respeito ao próximo”, acrescentou.

A presidente do PSDB-Mulher do Paraná, Terezinha Ramos, também aprovou a atitude do PSDB para evitar que mentiras distorçam a opinião do eleitor e com isso prejudiquem pessoas inocentes.

Fake news hoje é a desconstrução da moral, da história de vida da pessoa, acho que uma ferramenta desta dá celeridade e agilidade na apuração de uma informação. Desconstruir a notícia inverídica é importantíssimo, faz toda a diferença numa campanha eleitoral”, analisou.

Para Terezinha, quando o eleitor tem assegurado pelo próprio partido que a notícia é falsa isso traz credibilidade e confiança. “O cidadão tem a garantia de aquilo é uma notícia falsa e que ele não pode compartilhar”, acrescentou.

Divulgação

No entanto, Terezinha alerta que sem uma divulgação adequada a ferramenta pode não funcionar. “É preciso uma ampla divulgação deste instrumento para que ele funcione de fato. A Internet é muito dinâmica e para que esse canal funcione é preciso que as respostas sejam ágeis. Com certeza eu vou utilizar esta ferramenta na próxima dúvida que eu tiver”, concluiu.