Notícias

Após eleger uma vice-presidente, Colômbia terá ministério com 50% de mulheres

Foto: Reuters

A Colômbia terá, pela primeira vez em sua história, uma vice-presidente mulher. Com a vitória de Iván Duque no último domingo (17), Marta Lucía Ramírez assumirá o posto. Ela ocupou os cargos de ministra da Defesa durante a gestão de Álvaro Uribe (2002-2010) e de Comércio Exterior, no governo de Andrés Pastrana (1998-2002). Especialistas afirmam que ela teve papel fundamental na eleição do novo presidente colombiano.

Marta Lucía vinha tentando alcançar a Presidência sozinha. Foi candidata em 2014, ficando de fora já no primeiro turno com 2 milhões de votos. Nas eleições deste ano, ela teve um peso grande na campanha do novo presidente eleito, já que era mais conhecida do que ele devido a sua atuação como ministra da Defesa durante um dos períodos mais conturbados no confrontos dentre o governo e a antiga guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), nos anos 2000.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, pode-se atribuir a alta votação de Duque no interior e no sul do país ao fato de Marta Lucía conhecer muito bem a região, que percorreu durante o período em que foi ministra da Defesa.

Assim como Duque, Marta Lucía é advogada e também já foi senadora. Em seu discurso de posse,  ela reafirmou que lutará pela igualdade de gêneros. Os dois anunciaram que pretendem montar uma equipe de ministros que  terá 50% de mulheres.

*Com informações da Folha de S. Paulo