PSDB-Mulher aposta no aumento de candidaturas femininas para cargos majoritários

Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgado nesta segunda-feira (18) revelou a baixa representatividade feminina para a disputa aos governos estaduais. o PSDB-Mulher aposta no aumento das candidaturas para cargos majoritários. A pesquisa mostra que, até o momento, das 175 pré-candidaturas cogitadas pelos partidos para os governos dos estados e Distrito Federal, apenas 15%, ou seja, 27, são de mulheres.

A pré-candidata a deputada distrital e coordenadora de formação e cidadania do PSDB-Mulher do Distrito Federal, Mônica Álvares, atribui a falta de candidatas à falta de apoio dentro dos partidos políticos. “A participação da mulher na política ainda é uma coisa muito nova no Brasil e ainda muito incipiente. Ainda enfrentamos dificuldades dentro das legendas para podermos nos candidatar a cargos majoritários. O domínio ainda é da liderança masculina”, pontuou a tucana.

De acordo com a pesquisa, comparado às duas últimas eleições, o percentual de candidatas mulheres cresceu pouco. Em 2014, elas eram 12% dos 162 candidatos a governos nas eleições. Já em 2010, esse percentual era de 10% de 150 candidaturas.

Mônica Álvares acredita que esta realidade mudará futuramente devido às mudanças na legislação e a mobilização social. “Nós vamos conseguir mudar este cenário. Agora que as mulheres estão recebendo verbas mais expressivas para as candidaturas, o que não acontecia até a eleição passada, teremos mais representatividade. Além de mais dinheiro também temos um movimento da sociedade incentivando e apoiando as candidaturas femininas. Em pouco tempo nós já vamos perceber o aumento das candidaturas para cargos majoritários”, previu.