Notícias

Para tucanos, corte de gastos com a máquina pública será revertido para saúde, educação e segurança

Deputados tucanos reiteraram seus apoio nesta semana às propostas que serão apresentadas pelo PSDB para cortar gastos com a manutenção da máquina pública. O líder do partido na Câmara, Nilson Leitão (MT), tem buscado apoio para a redução de despesas nos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Para o presidente do PSDB de Pernambuco, deputado Bruno Araújo (PE), que apoia totalmente a proposta, o objetivo do partido “é enfrentar privilégios” para que mais recursos sobrem para investimentos em saúde, educação e segurança pública.

“Não dá mais. Queremos reduzir o número de deputados e senadores para diminuir o custo do Congresso Nacional nas costas do povo. E mais, uma redução de 20% da gastança de toda burocracia pública do país. Nosso objetivo é enfrentar privilégios. Queremos que o dinheiro economizado vá direto para a saúde, segurança e educação”.

Uma das propostas do partido é a redução do número de parlamentares. O Senado passaria dos atuais 3 senadores por estado para 2, totalizando 54 integrantes. Na Câmara, o número mínimo de representantes por estado passaria de 8 para 4 e o máximo cairia de 70 para 65, totalizando 395 deputados (hoje são 513).

Para o deputado Eduardo Cury (SP), o exemplo deve partir dos políticos, em uma sinalização positiva para a sociedade sobre o corte de gastos. O tucano defendeu as medidas de redução da estrutura e dos gastos da Câmara, do Senado e das assembleias dos estados.

Na comissão especial da reforma tributária, o parlamentar afirmou que o país precisa reduzir a carga de impostos sobre o sistema produtivo e sobre o consumo. Além disso, é necessário diminuir o custo do sistema político. “Precisamos sinalizar para a sociedade que, além de fazer reformas que vão impactar o dia a dia de todos, a classe política também vai fazer a sua parte”, completou.

É preciso reduzir gastos, afirmou o deputado Danilo Forte (CE). “Enquanto alguns apresentam propostas para criar ainda mais impostos para o cidadão pagar, acreditamos que o essencial é enxugar a máquina pública e acabar com a corrupção para começarmos a reorganizar as contas do Brasil”, disse. O tucano cita o exemplo do seu estado, Ceará, que deve ter a quantidade de deputados federais reduzida de 22 para 18, caso a proposta seja aprovada.

*Do PSDB na Câmara