Notícias

Notórios defensores das pessoas com deficiência, Eduardo Barbosa e Otávio Leite comemoram triunfo de Mara na ONU

Companheiros de luta em defesa das pessoas com deficiência, os deputados Eduardo Barbosa (MG) e Otávio Leite (RJ) receberam com muita alegria a eleição da deputada Mara Gabrilli (SP) para ocupar uma vaga no Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD).

Para Barbosa, essa é uma vitória não apenas pessoal da parlamentar paulista, mas também dos movimentos sociais que lutaram para que a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência fosse aprovada. Primeiro vice-presidente da  Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), presidida por Mara, o tucano ressaltou que a colega de bancada será uma das pessoas do mundo a monitorar essa convenção nos países signatários.

Essas Nações também assinaram um protocolo que faz com que a ONU possa fiscalizar anualmente quais as ações efetivas que o país fez para promover a inclusão da pessoa com deficiência. “Isso, para nós, significa muitas vitórias”, afirmou.  O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a assinar a convenção e um dos poucos a incorporar a convenção à Constituição brasileira.

Mara Gabrilli foi uma das pessoas que lutaram pela aprovação da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), da qual foi relatora, e se destaca pela luta incansável pela melhoria de vida dos deficientes, que totalizam cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil.

Como ressaltou Barbosa, Mara agora amplia sua atuação destacada também para o exterior. “Só temos que aplaudir, e nós mais ainda porque ela é nossa colega de bancada e de missões nas quais trabalhamos juntos”.

Para o deputado Otávio Leite, a eleição da Mara Gabrilli é uma conquista muito importante. Ele lembra que Mara, junto com ele e o deputado Eduardo Barbosa, há muito tempo abraçaram a causa das pessoas com deficiência para que os direitos dessas pessoas sejam ampliados e respeitados. “Com essa possibilidade, ela vai passar a enxergar além das fronteiras do Brasil, colaborando com as pessoas com deficiência de todo o mundo. Isso é muito bacana! Estamos todos muito orgulhosos”, afirmou.

Atualmente, 177 países ratificaram a Convenção e outros 11 são signatários. No Brasil, o documento foi ratificado pelo Congresso Nacional em 2008 e internalizado em 2009, com status de emenda constitucional.

*Do PSDB na Câmara