Notícias

Goiânia poderá ter campanha anual voltada a queimaduras

A vereadora Cristina Lopes (PSDB-GO) propôs projeto de lei para tornar junho mês destinado à realização de uma ampla campanha sobre prevenção, socorro e atendimento de pacientes queimados. Para virar lei, o projeto, que institui o chamado Junho Laranja, depende da votação em dois turnos no plenário.

“É fundamental disseminar a cultura para se evitar acidentes, especialmente no período das festas juninas, quando ainda são comuns queimaduras com fogos. Também é importante defender direitos do paciente queimado e sua aceitação social”, argumenta Cristina.

A campanha deverá ter como símbolo um laço na cor laranja e também irá incentivar a capacitação de profissionais de várias áreas. “Com isso, mais pessoas terão acesso a informações preciosas sobre socorro e tratamento de queimados”.

A dedicação ao socorro e tratamento de queimados passou a ser missão para Cristina, depois que ela foi vítima de uma tentativa de homicídio por parte do ex-namorado, inconformado com o fim do relacionamento. Com apenas 20 anos, recém-formada em Educação Física, ela teve 85 por cento do corpo queimado e passou por 24 cirurgias.

Diante da trágica experiência, buscou a superação e uma nova forma de encarar a vida. Voluntariamente, há mais de duas décadas, realiza palestras para estudantes, profissionais de saúde e a comunidade em geral, informando sobre a prevenção e o tratamento de queimaduras, tanto em escolas, universidades, empresas, hospitais e outras unidades de saúde, em todo o Brasil e fora do país.

*Da assessoria da vereadora