Notícias

Cecilia Otto cobra punição mais dura para casos de abuso sexual

Cecília Andrade discursa no 10º Encontro Nacional do PSDB Mulher em Brasília. DF, 08/12/2017 - Foto George Gianni/ObritoNews

A 1ª tesoureira da coordenação executiva do PSDB-Mulher, Cecília Otto (AM), cobrou penas mais duras para casos em que a mulher é abusada sexualmente. Recentemente, um juiz foi afastado de seu cargo após conceder a um estuprador uma sentença baixa.

O americano Aaron Persky condenou um ex-aluno da Universidade de Stanford, que assediou uma jovem inconsciente no campus, a seis meses de prisão. Para Cecília, o crime de estupro é inaceitável e deve ser tratado judicialmente como um processo sério.

“É inaceitável, não há justificativa para quem violenta sexualmente. A pena deve ser dura e o sistema precisa entender a gravidade do acontecimento. Até os próprios presos possuem um código de ética que pune o abusador quando ele vai pra penitenciaria, imagina a sociedade civil, precisamos agir”, alertou a tucana.

De acordo com a lei local, a pena proporcional ao ato cometido pelo ex aluno deveria ser de 14 anos. Após seu anuncio, a sentença foi duramente criticada por ativistas, que defenderam a gravidade do ato comparado ao pouco tempo de punição.

Segundo a 1ª tesoureira, a rigidez no processo pode colaborar para a redução dos casos. “Se for um processo maior, com orientações bem rígidas, esses casos vao se tornar mais raros”, destacou Cecília.

O juiz Aaron Persky ocupou o cargo por 15 anos. Esta é a primeira vez em oito décadas que um magistrado é afastado de seu posto no país.