Notícias

Prefeita tucana elogia mobilização suprapartidária para garantir cumprimento dos 30%

Um grupo formado por senadoras e deputadas de partidos diversos se reuniu esta semana a fim de articular estratégias para que a destinação dos 30% dos recursos de fundo de campanha para mulheres seja cumprida. Para a 3ª vice-presidente do PSDB-Mulher e prefeita de Chapada dos Guimarães (MT), Thelma de Oliveira, a união feminina suprapartidária é muito importante para que o movimento ganhe força.

“Neste momento, até aquelas que não são tão engajadas ou não são filiadas vão lutar por esse direito. Esse é o nosso momento de lutar para garantir mais participação feminina no parlamento”, pontuou a tucana.

Durante o encontro, as parlamentares debateram a importância de se acompanhar a aplicação da norma sobre o fundo eleitoral. A decisão do TSE foi uma resposta à uma consulta protocolada pela bancada feminina que pediu a revisão da destinação dos recursos.

Thelma de Oliveira considera essencial que reuniões como essas sejam promovidas. “Sem isso, sem essa mobilização e união não vamos conseguir colocar em prática o cumprimento dessa decisão, precisamos ficar em cima”, alertou a prefeita.

Atualmente, apenas 10% das cadeiras na Câmara são ocupadas por mulheres e no Senado 18%.