Notícias

Pautas estratégicas para o país são debatidas em reunião de Alckmin com a bancada na Câmara

Em reunião com a bancada tucana na Câmara, o presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, discutiu nesta terça-feira (29) temas estratégicos para o país. Após o encontro, em entrevista coletiva, avaliou os efeitos da crise envolvendo os caminhoneiros e reafirmou o compromisso do partido com medidas como simplificação do sistema de impostos e diminuição do tamanho do Estado, com combate a privilégios e corte de gastos supérfluos.

NÃO À INTERVENÇÃO MILITAR

Em entrevista após o encontro, o tucano criticou a radicalização de uma minoria oportunista favorável à intervenção militar. Para ele, essa tese é inaceitável. “Ditadura é um desrespeito com os próprios militares que têm compromisso com a lei e já disseram que essa hipótese não existe. Eles são servidores do país, têm patriotismo”, lembrou.

O presidente do PSDB acredita que o momento é de retorno à normalidade. Tentar tirar o presidente da República antes da conclusão do mandato ou insistir na manutenção de uma paralisação que já teve, pelo menos por ora, suas reivindicações atendidas, é querer causar mais transtornos ao país. “A greve já teve seu objetivo atendido. Agora, o caos criado é fruto do radicalismo, que só leva o país para o buraco”, alertou.

Apesar das medidas anunciadas pelo governo, Alckmin aponta para soluções amplas e realmente eficazes, já que o preço dos combustíveis é apenas um entre tantos problemas que têm impedido o desenvolvimento do país e penalizado os brasileiros. A reforma tributária é uma das medidas essenciais.

“O que está por trás de tudo é uma carga tributária incompatível com o nível de desenvolvimento brasileiro. Para reduzi-la, é preciso mudar o sistema, simplificar, fazer a reforma. Cada estado tem uma alíquota de ICMS. Se tivéssemos um Imposto Único não teríamos esse problema. É preciso simplificar o sistema para o Brasil, voltar a crescer, e diminuir o tamanho do Estado, dos privilégios”, apontou. Na Câmara, a proposta de reforma tributária tem o deputado tucano Luiz Carlos Hauly (PR) na relatoria.

O deputado Marcus Pestana (MG) afirmou que a reunião com Alckmin foi marcada pela discussão sobre o desabastecimento e as angústias da população. Ele ressaltou que o “PSDB tem um compromisso com soluções” para os problemas nacionais.

Para o deputado Lobbe Neto (SP), a mobilização dos caminhoneiros deu um alerta ao governo e a toda a sociedade. Diante do atendimento de algumas demandas, o parlamentar concorda que é preciso permitir que o país volte ao normal, com escolas e hospitais funcionando normalmente e sem a produção do campo se perder, como está acontecendo.

O deputado afirma que as bandeiras levantadas por Alckmin vão ao encontro das reais necessidades do país. “Os que viveram a ditadura jamais aceitarão novamente esse caminho. O que precisamos é realmente da diminuição do Estado, que hoje é muito grande e oferece pouco ao contribuinte. O Brasil sofre com serviços muito ruins. Precisamos enxugar a máquina e oferecer mais a quem paga seus impostos”.

*Do PSDB na Câmara.