Notícias

Pré-candidatas tucanas do Norte e Centro-Oeste concluem curso de capacitação em Belém

O bom humor e a alegria das tucanas das Regiões Norte e Centro-Oeste marcaram o segundo dia do seminário “O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas eleições de 2018”, promovido pelo PSDB-Mulher em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV), em Belém do Pará. O clima de festa coroou o esforço de todas as mulheres para participarem do treinamento, apesar da greve dos caminhoneiros que parou o país.

Várias pré-candidatas se emocionaram com depoimentos e também se divertiram com os exercícios da fonoaudióloga e professora de oratória do Clube da Fala, Laila Wajntraub.

“Eu sempre aprendo muito com todas vocês. É uma alegria poder contribuir para a formação e para a preparação de todas essas mulheres para os desafios que as pré-candidatas terão pela frente”, disse a especialista.

A pré-candidata a deputada estadual por Manaus, Therezinha Ruiz, elogiou o conteúdo das palestras e reforçou a necessidade de preparação para as próximas eleições. “Os temas são muito atuais e tiram as dúvidas que nós estamos tendo porque realmente será uma eleição atípica. Precisamos estar atualizadas com as novidades, principalmente com a legislação eleitoral”, reforçou.

A vice-prefeita de Macapá e pré-candidata a deputada estadual por Amapá, Telma Nery, filiou-se recentemente ao PSDB e afirmou estar surpresa com o apoio e a união do secretariado em torno das candidaturas femininas.

“Senti que aqui nós temos apoio de outras mulheres e que não estamos sozinhas nessa luta. A presidente Yeda demonstrou solidariedade a todos nós e desejo boa sorte a todas as mulheres guerreiras que estão aqui hoje e saíram das suas cidades mesmo em meio a toda a crise que estamos vivendo lá fora”, comemorou a tucana.

A dedicação da direção nacional do PSDB-Mulher às mulheres das regiões Norte e Centro-Oeste surpreendeu a pré-candidata à deputada federal pelo estado do Pará, Francy Pereira. “Estou encantada com o curso. Aqui nós temos a oportunidade de ouvir e aprender com grandes mulheres como a Yeda Crusius e Solange Jurema que falaram muito bem. Nossa deputada Ana Cunha também deu um show. Saímos com uma energia muito boa e com uma carga de conhecimento maravilhosa”, celebrou a paraense.

O estado de Goiás compareceu com uma grande comitiva de mulheres dispostas a aprender e a representar a força do estado na luta pela ampliação de espaços. A presidente do PSDB-Mulher de Goiás, a delegada Cybelle Tristão, afirmou que a capacitação é fundamental para a que as mulheres tenham um bom posicionamento frente aos desafios que uma candidatura traz. “Adquirimos aprendizado principalmente com relação aos desafios que enfrentaremos agora nas eleições de 2018. Eu considero bastante proveitosa essa reunião”, opinou.

Representando o Distrito Federal, a pré-candidata a deputada distrital Mônica Alvarez, avaliou como enriquecedor o compartilhamento de conhecimento e experiência. “Todo encontro político para debater temas, posicionamento feminino e soluções para o país é sempre valioso. É uma oportunidade de analisar a posição da mulher no mercado soluções que temos para apresentar”, avaliou.

A deputada estadual do Pará, Ana Cunha, agradeceu a oportunidade de participar dos debates e reforçou que o compromisso de sua gestão com a representatividade feminina. “Eu acredito que esse curso valoriza muito as mulheres do Norte e isso é fundamental para a Região. Não podemos perder a crença na capacitação e a fé de que nós somos capazes de melhorar o nosso potencial”, concluiu.