Tucanas aprovam campanha que incentiva representatividade feminina na política

Diante da reação negativa de alguns dirigentes partidários à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de destinar 30% dos recursos dos Fundo Eleitoral para candidatas, surgiu uma mobilização suprapartidária em defesa do voto em mulheres. O movimento ‘Vote Nelas’, que ganhou as redes sociais e se espalhou por grupos de whatsapp, recebeu o apoio das tucanas. A presidente do PSDB-Mulher de Santa Catarina, Ana Carolina Martins, por exemplo, o movimento mostra o poder de mobilização das mulheres hoje no país.

“Tem coisas que só a mulher entende, que só a mulher pode lutar plenamente a favor. É necessário apoiar essas mulheres para que elas tenham espaço na política, elas precisam ocupar esses espaços. É preciso reconhecer a liderança que essas mulheres já desempenham no dia a dia e que serve de inspiração para outras nos ajudem a fazer um trabalho ainda maior”, ressaltou Ana Carolina.

A representante do PSDB-Mulher no Espirito Santo e vereadora de Itarana, Brunella Colombo Santos, destacou que esta mobilização é muito importante e válida para que mudanças sejam colocadas em prática. “Quando mais a gente se mobilizar, melhor. É preciso encorajar as mulheres, é difícil encontrar mulheres que tenham coragem de entrar na vida pública, estas campanhas são uma forma de incentivo”, disse a tucana.

A decisão do TSE já deve valer para as eleições deste ano e deverá garantir um investimento nas campanhas femininas que as mulheres nunca tiveram. Hoje, pouco mais de 10% das vagas no Congresso são ocupadas por elas.