Decisão do TSE deve fortalecer representatividade feminina nas eleições, acreditam tucanas

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de determinar 30% do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para gastos em candidaturas de mulheres foi comemorada pelas presidentes do segmento feminino do PSDB de Pernambuco. Em sessão nesta terça-feira (22), o TSE aprovou ainda, por unanimidade, que o mesmo percentual do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão também deve ser reservado às candidaturas femininas. A decisão valerá para as eleições deste ano.

A presidente do PSDB Mulher de Pernambuco, Terezinha Nunes, também comemorou a decisão da Justiça Eleitoral e acredita que o TSE será rigoroso na fiscalização da aplicação dos 30% nas cotas de gastos e de tempo de TV no horário eleitoral.

“Até que enfim as mulheres começam a ser verdadeiramente consideradas no Brasil. A Justiça Eleitoral nos impacta com essa excelente notícia. Quando determinou 30% das vagas para mulheres candidatas, muitos partidos camuflaram a

norma com candidatas laranjas. Agora não vai mais poder brincar de esconde-esconde. O TSE será rigoroso na fiscalização da aplicação dos recursos e do tempo de televisão. Agora sim, as mulheres terão voz e vez nos pleitos nacionais, estaduais e municipais”.

Para a presidente do PSDB Mulher do Recife, Carolina Martinelli, um dos fatores da baixa representatividade feminina na política vem exatamente da falta de recursos destinados pelos partidos às campanhas de mulheres.

“Depois de mais de uma década da Lei de Cotas sem resultados expressivos, as mulheres finalmente vão ter igualdade na competição eleitoral, pois a falta de recursos era o principal fator de termos apenas 10% de representação feminina na política”, acredita a tucana.

*Da assessoria do PSDB de Pernambuco