Notícias

Tereza Nelma realiza audiência pública em alusão ao Dia Municipal Contra a Homofobia

Emoção e muitas reivindicações marcaram a audiência pública promovida nessa quinta-feira (17) pela vereadora tucanaTereza Nelma, na Câmara Municipal de Maceió, em alusão ao Dia Municipal Contra a Homofobia. A data foi instituída por meio da Lei nº 5.771/09, de autoria da vereadora.

A solenidade foi dedicada pela vereadora para a travesti Driely Reis (Reinaldo Oliveira), 41 anos, brutalmente assassinada em 28 de dezembro de 2017, no apartamento onde vivia, no Conjunto Planalto. Driely completou o número de 23 assassinatos de pessoas LGBT em Alagoas, no ano de 2017, segundo o Grupo Gay da Bahia.

Na oportunidade, também foi entregue a Comenda Denilson Leite, concedida aos que lutam contra a homofobia. As honrarias foram concedidas à transexual Fabíola Silva e a travesti Cris de Madri. Também foram entregues moções de congratulações a personalidades que se destacaram na luta contra o preconceito LGBT: a mãe de um jovem alagoano transgênero, Rosemary Bernardo de Oliveira, para a atriz e diretora de arte Dinah Ferreira, além de congratulações ao Grupo Cultural Transhow, que retratou a história de Driely em um espetáculo exibido esse ano.

A audiência contou com a palavra do promotor de justiça José Antônio Malta Marques, convidado para dar um parecer sobre o andamento do caso do assassinato de Driely. Segundo o promotor já não é inquérito, e sim um processo. A polícia classificou o caso como um crime contra o patrimônio, latrocínio, e que na situação atual já há um autor definido, com prisão preventiva decretada, mas que o autor ainda não foi preso.

Também ministrou uma pequena palestra sobre o combate à LGBTfobia a senhora Adriana Lourenço, coordenadora do Grupo Mães Pela Diversidade em Alagoas. Esse grupo já conta hoje com milhares de mães, distribuídas em 23 estados, e que promovem uma rede de luta pela igualdade por todo país.

A audiência contou também com duas performances do Grupo Transhows, realizadas pelas atrizes Natasha Wonderfull e Bárbara Nagman.

*Da assessoria da vereadora