Notícias

Mara Gabrilli pede ao Ministério da Saúde dados sobre Centros Especializados em Reabilitação

Foto: Agência Câmara

Sempre atenta às demandas das pessoas com deficiência, a deputada Mara Gabrilli (SP) quer informações sobre os Centros Especializados em Reabilitação (CER). A tucana apresentou requerimento de Informação ao Ministério da Saúde, no qual requer dados sobre a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde, mais tarde especificamente sobre os CER.

Mara afirma que, apesar de o Ministério disponibilizar informações na internet, essas não incluem as datas de habilitação e público alvo, assim como a localização dos serviços de reabilitação que não são CER.

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência se fundamenta na criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com deficiência e tem entre seus componentes principais os CER, que devem ser pontos de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde.

A deputada reforça que a importância dos CER é evidente, assim como a necessidade de que eles, em suas diferentes formas (CER II, CER III e CER IV, de acordo com o número de serviços de reabilitação que oferecem) sejam distribuídos pelo território nacional de modo a proporcionar cobertura ao máximo possível da população.

*Do PSDB na Câmara