Notícias

Carmen Lucia alerta que leis brasileiras são feitas por homens sem considerar a realidade das mulheres

Foto: EBC

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, afirmou na última quinta-feira (10) que a maioria das leis brasileiras são feitas por homens, e que não atendem a realidade das mulheres. “Somos parte de uma sociedade em que predomina ainda o olhar do homem pelo homem”, disse.

A declaração foi feita pela magistrada em um evento do Google chamado “Womenwill”, no Centro Internacional de Convenções de Brasília. A proposta da empresa norte-americana é criar oportunidades econômicas e promover o desenvolvimento das mulheres ao redor do mundo.

“Leis são feitas majoritariamente por homens sem levar em consideração a nossa realidade, que é diferente e que se soma à do homem. Nós não queremos, definitivamente, um mundo de mulheres, por mulheres ou para mulheres. Queremos um mundo de homens e mulheres felizes”, afirmou Carmen.

Carmen Lúcia ressaltou também a diferença entre os gêneros no mercado de trabalho e as dificuldades encontradas pelas brasileiras em alcançar um posto de destaque.

“Nós podemos ser maioria no Brasil em termos de formação intelectual, mas em termos de posicionamento no mercado de trabalho, é exatamente e, infelizmente, demonstração de que a igualdade ainda não aconteceu entre homens e mulheres”, completou.

A capacitação e o aprendizado permanente foram apontados pela  ministra como a chave para o sucesso profissional e a boa colocação não só no mercado de trabalho, como também na sociedade.

“Mas não adianta apenas aprender. Aprender e trancar como ideia na cabeça não resolverá a sua vida, nem a de ninguém. Quando a gente aprende a aprender e a fazer, a gente reaprende a ser. A gente se reinventa com o conhecimento que é trazido, e temos a capacidade de mudar”, concluiu.

*Com informações da Revista Isto É