Yeda Crusius participa de sessão solene em homenagem ao centenário do Dia das Mães

A presidente do PSDB-Mulher, deputada federal Yeda Crusius (RS), participou da sessão solene promovida pelo Congresso Nacional nesta terça-feira (8) em comemoração aos 100 anos do Dia das Mães no Brasil. A iniciativa foideputado Vitor Lippi (PSDB-SP) em conjunto com outros parlamentares.

Na ocasião, a Associação Cristã de Moços (ACM) foi homenageada com uma placa em razão de ter implantado a data no Brasil. Yeda Crusius parabenizou o secretário-Geral da ACM, José Ricardo Caporal, aos propositores da efeméride e relatou a sua experiência pessoal junto à associação.

“A ACM foi meu ponto de equilíbrio em Porto Alegre. Foi graças a ela que me adaptei à cidade. E desde então, nunca mais foi apenas a vida do trabalho e a vida da família, e sim, a vida que vai além dos muros e que vê a sociedade com todos os seus problemas”, disse.

A deputada ressaltou a alegria e o bom humor com que o trabalho voluntário é feito na ACM. “Rimos muito na ACM de Porto Alegre porque acredito que é com humor, com celebração da vida, que a gente enfrenta a nossa vida de voluntários a partir de toda a vida de trabalho, familiar, de estudo”, relatou.

A tucana ressaltou os valores da ACM e sua trajetória até chegar ao PSDB. “Uma instituição que sempre celebrou o equilíbrio entre o espirito e o corpo como nós celebramos entre a alma e corpo dentro da sua tradição cristã e então a democracia cristã que me trouxe para o meu PSDB através do André Franco Montoro”, recordou.

O Dia das Mães foi trazido ao país pelo então secretário-geral da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS), França Long. A primeira comemoração ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade passou a ser divulgada e se consolidou em 1932, quando o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.

*Com informações da Agência Senado