Notícias

Coworkings auxiliam mulheres a conciliar maternidade e trabalho

Ser mãe e atuar no ambiente profissional não é uma tarefa nada fácil. Uma pesquisa promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que 83,8% das crianças possui uma mulher como sua principal responsável, tornando a permanência da mulher no mercado de trabalho complicada. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), quase metade das mulheres abandonam seus empregos após terem filhos.

Para otimizar a vida destas mulheres, os coworkings, ou escritórios compartilhados, têm ganhado espaço. Estes espaços estão surgindo como uma grande alternativa para dar flexibilidade ao fluxo de trabalho. Espaços como o Google Campus possuem andares especiais para a permanência das crianças no mesmo prédio em que sua mãe trabalha.

A Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais (Ancev) estima que o Brasil possua mais de mil escritórios compartilhados em todo o seu território, sendo 28% deles em São Paulo. Entre seus usuários, 40% são mulheres, contudo, apenas 2% possuem espaços adaptados para crianças.

* Com informações da Folha de São Paulo.