Notícias

Para tucana, inclusão de maridos como dependentes de mulheres militares é demonstração de igualdade de gêneros

A presidente do PSDB-Mulher de Minas Gerais, Waleska Abrantes, avaliou como positiva a aprovação da inclusão de maridos ou companheiros como dependentes das mulheres integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A decisão foi da Comissão de Segurança Pública da Câmara e o benefício consta de projeto de lei (PL 4841/16).

O texto aprovado prevê que o esposo ou o companheiro também pode ser dependente das mulheres militares. O benefício exige comprovação judicial de união de, pelo menos, cinco anos com a policial ou a integrante dos bombeiros.

Waleska Abrantes acredita que a decisão é benéfica por ser uma demonstração real de igualdade entre os gêneros. “Isso talvez seja uma forma dos homens reconhecerem que direitos e deveres são iguais para homens e mulheres. Essa é uma demonstração real de igualdade”, completou.

A tucana ressaltou que, neste caso, a inversão de papéis é também uma demonstração da mudança do comportamento feminino na sociedade. “Muitas brasileiras já são chefe de família. A mulher também pode ser provedora e assumir o controle das finanças do lar”, disse.

Waleska acredita que a decisão pode abrir precedentes para que haja igualdade também em outros setores. “Isso faz com que a gente possa pleitear a ocupação igualitária de outros  espaços de poder na sociedade, como também a igualdade salarial e no mercado de trabalho”, afirmou.

A proposta que inclui maridos e companheiros como dependentes das mulheres da PM e dos Bombeiros do Distrito Federal só depende da aprovação final da Comissão de Constituição e Justiça para encerrar a tramitação na Câmara e ser enviada ao Senado.