O segundo e último dia do seminário “O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas eleições de 2018”, em Recife, começou com a palestra sobre fake news. O tema gerou interesse por parte da maioria das pré-candidatas, que demonstraram dificuldades em identificar quando uma notícia é falsa e quiseram saber como podem proteger suas candidaturas.
O especialista em Direito e Tecnologia e pesquisador do Instituto de Tecnologia e Sociedade, Eduardo Magrani, instruiu as tucanas sobre o tema e ensinou como usar ferramentas gratuitas e economizar com postagens patrocinadas.
“O Facebook tem várias ferramentas que são desconhecidas pela maioria dos usuários. O cruzamento de dados que as redes sociais fazem pode ser benéfico, mas também maléfico quando se trata de privacidade. As futuras candidatas precisam saber de tudo isso”, alertou.
A especialista em marketing digital e mestre pela Universidade de Barcelona, Camila Braga, divertiu o público ao falar sobre memes e as piadas na internet. Ela ressaltou a importância de se usar a linguagem adequada para cada rede social e desmistificou alguns mitos sobre essas mídias.
“Uma das perguntas que mais me fazem é sobre o melhor horário de postagens nas redes. Não existe. Cada página tem perfil próprio e seus horários, mais importante é saber falar a linguagem da web, para se comunicar diretamente com seu público”, afirmou Camila.
A terceira aula do dia foi sobre argumentação e retórica em discussões políticas. A fonoaudióloga e professora de oratória do Clube da Fala, Laila Wajntraub, ensinou como as tucanas devem usar o potencial vocal ao falar em público. Ela também orientou as presentes com estratégias de defesa e imposição argumentativa nos debates eleitorais.
“Tenho certeza que com essas dicas vocês estão falando muito melhor. Agora vocês serão capazes de impactar, conquistar e convencer as pessoas sobre as suas propostas. Treinem em casa, pratiquem as dicas, que vocês vão conseguir”, incentivou.
Ao final do dia, uma dinâmica de grupo proporcionou às tucanas colocarem em prática todas as técnicas aprendidas durante o seminário. As participantes foram instigadas a refletir sobre os valores éticos necessários à boa condução da política brasileira e a desenvolver o senso crítico necessário à realidade do partido e do país.